(12) 3961-2883 | (12) 98820-2764 WhatsApp [email protected]

Em todas as fases da vida, o acompanhamento de um profissional que cuide da saúde bucal sua e de sua família é fundamental.

 

Ir ao dentista deixou de ser algo emergencial, para ser um cuidado com nosso corpo – já que além do sorriso, nossa boca carrega muito de nossa saúde.

 

Os tratamentos ortodônticos evoluíram muito e hoje fazem parte da vida de muitas pessoas. E não é só uma questão estética: corrigem desde problemas de má formação da arcada, mordidas cruzadas, estruturas faciais. Independente do problema, os aparelhos tem um papel indispensável nos tratamentos ortodônticos/ortopédicos.

 

Os aparelhos são grandes aliados na busca do equilíbrio estético e funcional de um belo sorriso. Quando o caso pede um tratamento multidisciplinar, o trabalho em conjunto com fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, entre outros profissionais, não só auxiliam como potencializam o tratamento e desenvolvimento de cada paciente.

Quer conhecer quais os tipos de aparelhos no mercado hoje? Listamos alguns dos melhores para você conhecer – mas sempre consulte um ortodontista: ele é o único profissional habilitado a avaliar e indicar o melhor tratamento para seu caso.

 

 

  • No crescimento e desenvolvimento (Dentição decídua e mista)

 

Sabemos que as visitas das crianças ao dentista devem começar cedo, com o nascimento dos primeiros dentinhos (dentes de leite). E essas visitas devem ser frequentes, mantendo uma rotina de acompanhamento da dentição da crianças. Assim fica muito mais fácil para o profissional estipular o momento de iniciar um tratamento ortodôntico/ortopédico.

 

Para essa idade é indicado o tratamento de ortopedia funcional dos maxilares, com a utilização de aparelhos removíveis que fazem a remodelação óssea, corrigindo desvios que prejudicam o crescimento e desenvolvimento nas arcadas dentárias, dentes e face.

 

O tratamento adequado na infância evita possíveis extrações e facilitam o tratamento com aparelho fixo (caso ele seja necessário).

 

  • Dentição permanente

 

  • Aligners (Invisalign e outros)

 

Os Aligners são alinhadores removíveis extremamente discreto e totalmente transparente, indicado para todas as idades. É considerada uma alternativa de tratamento muito eficaz e rápida.

 

Por ser removível, não existe restrições para a alimentação. E a limpeza, tanto do aparelho, quanto dos dentes, é muito simples.

 

 

  • Autoligado

 

Aparelhos autoligados são aparelhos que possuem uma técnica de movimentação dental. Os braquetes apresentam clipes para prender os fios de nivelamento.

Podendo ser metálico ou estético.

 

 

  • Convencional

 

São os tradicionais aparelhos metálicos: braquetes, fios e borrachas. Indicados para vários tipos de tratamentos e idades.

Podendo ser também utilizados braquetes estéticos.

 

 

  • Estético

 

A diferença entre o aparelho estético e o metálico é o material das peças como braquetes e fio: são feitos de cerâmica ou safira, por exemplo.

 

Independente do tipo de aparelho, o importante é sempre procurar um ortodontista de confiança. Somente esse profissional, através de uma consulta, exames e muita conversa, é habilitado para indicar o melhor tratamento para cada caso.