(12) 3961-2883 | (12) 98820-2764 WhatsApp [email protected]

Descobri que preciso de uma prótese dentária. Qual é a mais indicada para mim?

Ao longo da vida podem acontecer situações adversas que nos fazem perder um ou mais dentes. Graças ao procedimentos modernizados da odontologia e da prótese, isso não tem sido mais um
problema, já que temos procedimentos e próteses dentárias cada vez mais ao alcance das pessoas.

Existem soluções ideais para cada caso, por exemplo, as lâminas de porcelana (facetas ou lentes) são ideais para simples correções nos dentes, como pequenas imperfeições ou diástemas; para perdas maiores de dentes existem as próteses fixas, próteses totais imediatas ou removíveis além dos implantes dentários.

Para entender melhor como cada prótese dentária funciona preparamos este conteúdo com explicações simples de cada um deles. Você também pode conversar com um especialista, ele poderá indicar qual será o melhor tratamento no seu caso.

 

➡ Lâminas de porcelana

Procedimento preferido das celebridades, as lâminas de porcelana corrigem assimetrias entre os dentes, dentes escurecidos e resistentes aos clareamentos dentais e diástemas. Muito utilizado em
tratamento para harmonização facial, pois servem para alterar o formato dos dentes, dando mais harmonia ao sorriso.

O tratamento com as lâminas é muito rápido, e o resultado fica muito bonito.

 

🤔Facetas ou Lentes de contato?

Ambas lâminas são feitas de porcelana, mas a grande diferença entre as facetas e as lentes são a necessidade de desgaste dental para inserção e a espessura.

As facetas são indicadas para dentes que possuem múltiplas restaurações, ou com cor alterada/escurecida. Isso porque as facetas requerem um desgaste maior do dente.

Já as lentes precisam de um pequeno preparo e são extremamente finas – com até 0,2mm!

 

➡ Próteses Dentárias Fixas

É uma maneira de repor um ou mais dentes perdidos, adquirindo função de um dente natural. Depois de instalada, a prótese não pode ser mais retirada. É indicada para casos onde o paciente precisa reabilitar suas funções mastigatórias, estéticas e fonéticas. Essas próteses dentárias podem ser feitas de metal com porcelana (mais comum e resistente), totalmente de porcelana (esteticamente mais bonitas) e zircônia (uma alternativa estética ao metal, com resistência muito parecida).

Com os materiais e técnicas de hoje, os resultados com as próteses chegam bem perto aos dos dentes naturais, ficam praticamente imperceptíveis. Isso garante mais conforto e auto-estima para quem utiliza.

 

➡ Prótese Dental Parcial Removível (Ponte Removível)

É uma armação metálica com dentes artificiais. Embora seja removível, ela é seguramente encaixada à boca por meio de grampos que enlaçam os dentes naturais adjacentes com o apoio da gengiva. A prótese removível pode ser definitiva ou provisória. Na definitiva temos a presença de uma estrutura metálica com grampos e apoios. Já na prótese provisória temos a resina acrílica.

É um aparelho protético que substitui os dentes naturais perdidos em arcadas. Substituição que também acontece em dentes que permanecem naturais, ou seja, onde há perda parcial de dentes. É chamada de removível porque pode ser retirada pelo paciente no momento em que este desejar.

 

➡ Prótese Dental Total Imediata (Dentaduras)

Substitui a perda total dos dentes e são removíveis. Podendo ser Prótese Total Imediata, instalada imediatamente após a extração dos dentes remanescentes. Contribuem para saúde, pois melhoram a mastigação, respiração, fonética, estética. Assim melhorando a qualidade de vida do paciente e sua auto-estima.

 

➡ Prótese PROTOCOLO sobre Implante

É a melhor opção para quem perdeu todos os dentes e deseja ter uma prótese dental fixa na arcada dentária, garantindo um belo sorriso e melhorando sua auto-estima.

 

➡ Implantes dentários

Os implantes são geralmente utilizados em tratamentos de pacientes que perderam desde um dente até aos que necessitam de uma reabilitação oral completa, oferecendo novamente a segurança de um sorriso saudável e confiável.

Implantes dentários são pinos fabricados em titânio, no formato semelhante a um parafuso. Ao serem fixados ao osso maxilar ou mandibular, servem para apoiar prótese dentária. Nos implantes, os pinos de titânio são fixados ao osso maxilar ou mandibular (ou seja, no tecido ósseo). Estes que funcionam como apoios para a prótese. Para entender qual é o papel desses pinos, basta pensar que eles atuam como uma espécie de “raiz artificial”, na qual a prótese será rosqueada e ficará firme.

Está com algum problema de dente fraturado, ou mesmo, perda de dentes? Procure um dentista e faça uma avaliação. Ele é o profissional habilitado para avaliar seu caso e indicar o melhor tratamento e prótese para você.