(12) 3961-2883 | (12) 98820-2764 WhatsApp [email protected]

Sempre que se olha no espelho, aquele dente mais tortinho te incomoda? Geralmente esse é o motivo que faz com que muitas pessoas procurem um consultório de dentista em busca de aparelho dental.

Engana-se quem ainda pensa que os benefícios do uso de aparelhos ortodônticos sejam apenas estéticos. Eles vão muito além disso.

A ortodontia é uma especialidade da odontologia que está sempre evoluindo. Isso significa que o ortodontista é um dentista especializado. Ele é responsável por cuidar do crescimento, desenvolvimento e alinhamento correto dos dentes e suas bases ósseas – mandíbula e maxila.

E somente esse profissional, o ortodontista, é capaz de, através de análises e estudo de cada paciente, indicar o melhor aparelho e tratamento para que os resultados estéticos e funcionais de cada caso, sejam alcançados com sucesso.

Além da estética, os tratamento ortodônticos auxiliam em problemas como:

Respiratórios

O mau alinhamento dos dentes e ossos da face pode fazer com que muitas pessoas acabem respirando pela boca. Isso pode causar ronco e apneia do sono, e prejudicar atividades que requerem um pouco mais de esforço físico.

O tratamento ortodôntico muda tanto a posição de osso quanto musculatura da face, melhorando o sono e até o desempenho na prática esportiva.

Dicção

O uso de aparelhos ortodônticos/e ou funcionais, podem corrigir alterações na forma da arcada dentária e posição dos dentes, melhorando assim a dicção.

Digestivos

Alguns problemas com o mau posicionamento dos dentes (oclusão dos dentes) podem interferir de maneira negativa na mastigação e trato digestivo. Com o uso adequado de aparelhos ortodônticos e/ou ortopédicos ocorre uma melhoria considerável na mastigação, auxiliando a digestão.

Dores na coluna

Disfunções na ATM (articulação têmporo-mandibular), – responsável pela mastigação, abrir e fechar da boca – podem provocar  dores na região da coluna.

O maxilar inferior é o único osso móvel do nosso crânio. E a musculatura do próprio crânio, coluna e pescoço por estarem interligadas, podem desencadear disfunções indesejadas nesses locais.

A utilização do aparelho ortodôntico e/ou ortopédico para reverter esse distúrbio e alinhar os componentes faciais é uma excelente alternativa que pode contribuir para aliviar os sintomas.

Dores de cabeça

Podem ser causadas por tensão muscular ou funcionamento inadequado do sistema mastigatório (encaixe incorreto dos dentes). Esse problema pode ser corrigido com uso de aparelhos ortodônticos e/ou ortopédicos, aliviando assim os sintomas.

Higiene Oral

Dentes alinhados através de tratamentos que utilizam aparelhos ortodônticos e/ou ortopédicos, retêm menos a placa bacteriana, facilitando assim a higienização e prevenindo cáries e outras doenças ou complicações bucais.

Benefícios psicológicos

Dentes alinhados devolvem a autoestima e a vontade de sorrir, auxiliando na vida social e profissional.

Procure sempre um profissional ortodontista de sua confiança.